5 gestos de cooperação que fazem a diferença
Estamos constantemente nos deparando com uma situação que é falta de tempo para poder finalizar todas as tarefas diárias que temos seja em casa, no trabalho ou com nossa família e amigos. E com isso ficamos cada vez mais frustrados e correndo contra o tempo achando que temos que dar conta de tudo sempre!
Contando com a cooperação das pessoas mais próximas podemos aliviar nossa sobrecarga de atividades, a convivência fica melhor e os resultados são benéficos para nossa saúde e qualidade de vida.
1 – Solicite ajuda
Ao invés de sempre tomar a iniciativa, delegue atividades para outras pessoas de seu convívio que conseguirão realizá-las sem maiores problemas. Em casa até as crianças podem contribuir como: arrumar a cama, guardar objetos espalhados, levar o pet para passear assim eles se sentem responsáveis e colaborativos e aprendem desde cedo como viver em família e em sociedade.
2 – Organize um cronograma
Faça um cronograma com as tarefas necessárias para a semana ou para o mês, tudo o que demanda o seu tempo, ou o que precisa ser delegado para alguém deve ser listado. Separe o cronograma de seu trabalho e o das atividades familiares e domésticas, lembre-se de incluir um tempo para pausa ou lazer.
3 – Dê o exemplo
Procure sempre ajudar o próximo ao invés de sempre ser ajudado. Assim dessa maneira você dá o exemplo ao ser participativo e pró-ativo sempre que necessitarem de ajuda e se torna uma pessoa inspiradora para seus familiares, amigos e colegas de trabalho.
4 – Pequenos atos valem muito
Aprenda a reconhecer que as crianças podem ajudar e muito, claro que da maneira deles e com a pouca experiência que eles possuem e também que seus subordinados no trabalho com pequenos atos te ajudam muito no decorrer do dia-a-dia. Ninguém é mais ou menos importante durante todo o processo de conclusão de uma tarefa.
5- Atue como voluntário
O trabalho voluntário ajuda a combater a depressão, reduz o estresse e contribui para aumentar a longevidade. E dedicar seu tempo para crianças ou idosos em abrigos, para doação de alimentos ou objetos aos carentes ou fazer qualquer ação que seja para trazer um conforto para quem quer que necessite em um momento difícil proporciona bem-estar para quem o pratica.
Compartilhe esse artigo com quem está precisando praticar esses gestos de cooperação, pode ser parente, amigo ou colega de trabalho, todos podem colaborar doando um pouquinho do seu tempo. Faça a diferença!