Qual a relação do estresse com o ganho de peso?
Já sabemos que um alto nível de estresse leva a desencadear diversas doenças, mas e o ganho de peso? Está relacionado com o estresse também?
Podemos afirmar que excesso de estresse por um tempo prolongado pode levar ao aumento de peso sim. E caso você queira emagrecer deve levar esse fator em consideração.
Você sabia que o hormônio cortisol que é liberado em nosso corpo quando estamos estressados é o mesmo que estimula o apetite? Por isso que a vontade de comer alimentos reconfortantes, gordurosos e açucarados aparece após esses eventos.
Um estudo do Instituto Estadual de Pesquisa em Medicina Comportamental de Ohio, nos Estados Unidos, mostrou que o corpo metaboliza mais lentamente quando está estressado.
A pesquisa descobriu que as mulheres participantes que relataram um ou mais estressores durante as 24 horas anteriores queimaram 104 calorias a menos do que as mulheres não estressadas.
Assim, para chegar a esse valor, os especialistas entrevistaram as voluntárias sobre eventos estressantes antes de lhes dar uma refeição rica em gordura para comer. Depois de terminar a refeição, as mulheres usavam máscaras que mediam seu metabolismo calculando o fluxo de ar inalado e expirado de oxigênio e dióxido de carbono.
Não só foi demonstrada uma desaceleração no metabolismo, mas também os resultados apontaram que mulheres estressadas tinham níveis mais altos de insulina.
Com isso, os pesquisadores concluíram que as 104 calorias a menos queimadas poderiam adicionar quase cinco quilos por ano.
Depressão, pressão alta, insônia, doenças cardíacas, ansiedade e obesidade estão todos ligados ao estresse crônico não tratado.
Já os riscos associados ao ganho de peso incluem:
- Pressão arterial mais alta;
- Diabetes;
- Doença cardíaca;
- Acidente vascular encefálico;
- Problemas reprodutivos;
- Diminuição da função pulmonar e respiratória;
- Aumento na dor nas articulações.
Além disso, há evidências de uma conexão entre obesidade e certos tipos de câncer, como câncer de pâncreas, esôfago, cólon, mama e rim.
Finalmente, a saúde mental pode sofrer um impacto. Um aumento na ansiedade ou depressão também pode acontecer quando você involuntariamente ganha peso.
Entendeu agora como o estresse pode afetar negativamente na nossa saúde?
Compartilhe esse artigo com seus contatos e ajude a promover esse conteúdo tão importante e esclarecedor.