Como manter o peso após um processo de emagrecimento?
Após realizar todo o processo de emagrecimento que geralmente é bem sofrido e estressante, o mais difícil é manter o peso que conseguiu atingir. Por isso é importante que a perda de peso ocorra quando se opta por um estilo de vida mais saudável, consumindo alimentos saudáveis e realizando exercícios físicos de forma regular. E claro contar com apoio médico é fundamental, pois o emagrecimento não afetará sua saúde e não haverá falta de nutrientes e perda de massa muscular.
Quando o paciente emagrece aprendendo a comer saudável, sem fazer restrições severas e prolongadas, sabendo escolher qual o alimento é o melhor para a sua saúde, e mantendo regularmente as atividades físicas, manter o peso acaba sendo natural e sem complicações.
Agora quando o paciente emagrece retirando todos os alimentos que gosta, não inclui a prática dos exercícios físicos e não tem acompanhamento médico, assim que o emagrecimento termina a manutenção desse peso conquistado é extremamente difícil, pois a compulsão alimentar reaparece e todos os alimentos que sentia falta começam a ser ingeridos novamente e todo o peso acaba sendo recuperado. Por esse motivo ocorre o efeito sanfona, e perder e ganhar peso com frequência acaba alterando o metabolismo e a perda de peso fica cada vez mais difícil.
As dietas de moda não orientadas por um profissional competente são exemplos dessa “flutuação” de peso. O paciente passa um ano fazendo determinada dieta, depois para, recomeça, e por aí vai, até que chega um determinado tempo que esta estratégia não é mais eficiente.
Após apontarmos todos esses fatores, realize o agendamento da sua consulta. Nosso time de profissionais fará um atendimento personalizado e você terá excelentes resultados. Mas isso só depende de você e da sua vontade de mudar. Conte com o nosso apoio!