COMO EVITAR QUE OS HORÁRIOS DAS REFEIÇÕES OU DAS PRÁTICAS DE EXERCÍCIOS PREJUDIQUEM A HIGIENE DO SONO?
Para conseguirmos dormir melhor, é necessário adotarmos práticas da Higiene do Sono que auxiliam a favorecer a chegada do sono e sua manutenção durante toda a noite. Dentro dessas medidas estão o controle do ambiente (luminosidade, ruídos e temperatura) e as orientações comportamentais que englobam os horários de refeições e dos exercícios. Precisamos informar nosso cérebro quando é dia ou noite e dessa forma há uma organização do funcionamento do corpo para a liberação dos hormônios relacionados ao sono quanto à vigília (ficar acordado).
Para treinar nosso cérebro o ideal é mantermos uma rotina com horários definidos para dormir, acordar, trabalhar, relaxar e para as refeições e exercícios físicos.
Exercícios físicos muito exaustivos devem ser evitados durante a noite pois pode estimular muito o cérebro e fazer com que o sono demore a chegar. Especialistas recomendam que o início da noite é o momento limite para a atividade física para grande parte das pessoas. Até mesmo o uso de dispositivos eletrônicos devem ser evitados até 1 hora antes de dormir pois a luminosidade que possuem atrapalham a chegada do sono.
Já a alimentação deve ser feita até 2 horas antes de dormir e deve ser uma refeição leve e saudável para que a digestão seja facilitada.
Não adotar as práticas da Higiene do Sono acabará trazendo consequências pois caso fique muito estimulado(a), não conseguirá iniciar e manter um sono de qualidade e no dia seguinte poderá ter sonolência, problemas de concentração, irritabilidade, baixa performance no trabalho e estudos e caso perdure por muito tempo essa má qualidade de sono, prejuízos para saúde poderão acontecer, por isso é necessário analisar como está o seu estilo de vida e realizar a mudança quando for necessário.