Dicas para envelhecer com saúde mantendo sua independência
A Organização Mundial da Saúde (OMS) cita principais estratégias para preservação de qualidade de vida e autonomia da terceira idade.
Para garantir o bem-estar no passar dos anos é necessário preservar as habilidades físicas e mentais dos mais velhos. E a OMS faz essa lista de 6 recomendações:
1) Prática de Exercícios Físicos: Para que ossos e músculos funcionem corretamente e não acarrete dores no futuro é necessário fazer exercícios com apoio profissional e consumir uma quantidade ideal de proteínas, cálcio e vitamina D. Consulte seu médico para verificar se é necessário realizar suplementação e uma dieta equilibrada.
2) Preservar a visão e a audição: Ao realizar exames preventivos de diabetes e de infecções como toxoplasmose é sim possível preservar essas capacidades. Caso haja algum problema identificado, óculos de grau e aparelhos auditivos resolvem bem a situação e dessa forma quedas e tropeções que possam ter consequências graves poderão ser evitados.
3) Evitar quedas: Fraturas de fêmur e quadril estão relacionadas a grande perda da independência e na mortalidade dos idosos.
4) Cuidar de problemas relacionados à idade, como a incontinência urinária: A incontinência urinária costuma isolar seus portadores em casa e a perda de urina faz com que o indivíduo tenha uma urgência de ir ao banheiro e resulta em tropeços e consequentemente fraturas.
5) Promover bem-estar psicológico e prevenir déficits cognitivos: Perda de memória e melancolia não são naturais com a velhice, e é necessário um olhar cuidadoso.
6) Contar com o apoio de um cuidador: A chance de restabelecimento de um idoso que passou por uma debilidade é aumentada ao contar com o apoio de um cuidador capacitado, treinado e que tenha curso profissionalizante e experiência comprovada no cuidado de idosos.