Entenda as características e consuma chocolate de forma saudável
Nessa época do ano o consumo de chocolate é aumentado, por este motivo trouxemos esse artigo para explicar as características de cada tipo de chocolate e qual você poderá escolher para consumir sem culpa.
Já sabemos que devemos consumir chocolate em pequenas porções e que ele traz sensação de bem-estar, além disso:
O grão de cacau tem os nutrientes: gorduras, carboidratos, proteínas, fibras e minerais;
Todos os tipos de chocolate são ricos em vitaminas, esteróis, fosfolipídios, alcaloides, polifenóis e os famosos antioxidantes;
O consumo moderado de chocolate melhora o fluxo arterial;
Tem alto poder hidratante sendo bastante usado na fabricação de cosméticos e no setor estético também;
Benéfico para a saúde cerebral reduzindo os danos de acidente vascular cerebral;
Reduz estresse e alivia dores;
Características de cada chocolate:
Chocolate branco: É um chocolate onde há ausência de cafeína e é produzido pela manteiga de cacau. Este tipo de chocolate é o mais calórico de todos os demais, e oferece mais energia ao nosso corpo.
Chocolate ruby: Muitos acham que esse tipo de chocolate leva algum tipo de corante em sua produção. Isso não é verdade, o que muda é o tipo de cacau usado que se chama cacau Rubi que possui as sementes na cor rosada. Além do sabor diferenciado e da cor naturalmente rosada esse tipo de chocolate tem 47,3% de cacau em sua composição o que equivale ao chocolate meio amargo e a textura é bem similar ao chocolate branco pois a quantidade de gordura chega em 36%. O preço ainda está dispendioso se compararmos aos demais tipos e ainda não é encontrado facilmente.
Chocolate meio amargo e amargo: O chocolate tipo amargo tem a concentração entre 60% e 85% de cacau já o meio amargo concentra 40 e 55% de cacau. São ótimos para aumentar a circulação sanguínea e aumentam o colesterol bom que é o HDL, e são ricos em magnésio, ferro e selênio. Fazendo o consumo de pequena porção (em torno de 30 gramas) diariamente contribui para diminuição do apetite e aumento do metabolismo.
Chocolate ao leite: Esse tipo de chocolate é consumido por 58% da população talvez seja o mais apreciado por ser o mais doce e cremoso e por conter menos quantidade de cacau em sua formulação mas é o menos benéfico para a saúde por conter grande quantidade de gordura e açúcar e menos nutrientes e fitoquímicos.
Agora que você conhece todos os benefícios e características experimente cada um e decida qual deve incluir na sua alimentação, lembrando que chocolate se consome com moderação e tudo o que ingerimos impacta diretamente na nossa saúde. Por isso acerte na escolha e aproveite!