Check-up feminino – como fazer a prevenção e cuidar da vida da mulher
Para ter uma vida longa e saudável devemos realizar check-ups regulares sempre que possível. E as mulheres possuem particulares relacionadas a saúde no decorrer da vida que exigem avaliações preventivas periódicas.
Com a realização do check-up é possível identificar precocemente alguma doença ou diminuir o risco do aparecimento delas, e então realizar algum tipo de tratamento ou mudança no estilo de vida para que a saúde se restabeleça.
O recomendado é que a partir da primeira menstruação se iniciem as avaliações médicas, para que a mulher seja orientada sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, cuidados contraceptivos e também sobre prevenção contra o câncer de mama e de colo de útero.
É necessário pensar na mulher como um todo e a avaliação preventiva é muito mais efetiva quando são investigadas as doenças mais prevalentes numa determinada população.
Mas para que realmente haja uma qualidade de vida após essa rotina de cuidados médicos é necessário usar todas as boas ou más informações obtidas para criar um hábito saudável de vida, incluindo uma boa alimentação levando em conta a fase de vida da mulher, e também a prática de exercícios físicos, pois dessa forma contribuirá para o aumento da massa óssea feminina, combatendo ou prevenindo a osteoporose, reduzindo os sintomas da TPM, e mantendo a pressão arterial e colesterol mais baixos.
Veja nossa tabela abaixo relacionando a idade da mulher e os exames que são necessários em cada fase, lembrando que devemos considerar fatores de risco individuais e familiares pois assim exames complementares poderão ser solicitados.
IDADE | EXAMES INDICADOS |
Após a 1ª menstruaçãoaté os 40 anos de idade | Avaliação clínica completa com aferição de pressão arterial, palpação da tireóide e etc…Exames laboratoriais para acompanhar os níveis de colesterol, triglicérides, glicose, etc…Avaliação ginecológica com foco em prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, cuidados contraceptivos e prevenção de câncer de mama e de colo de útero.Citologia oncótica, ultrassom endovaginal, mamografia e ultrassonografia da mama (indicada de acordo com o perfil individual) |
40 a 50 anos | A partir dos 40 anos é indicada a mamografia de rotina, independente dos fatores de riscoAcrescentar avaliação cardiológica de rotina, visto que no Brasil há um aumento significativo em mortes de mulheres por AVC, seguido de infarto, quanto pela perda da proteção hormonal que acontece nesta faixa etária com o climatério. |
Após 50 anos | Acrescentar avaliação proctológica, visando a prevenção de câncer de intestino.Acrescentar densitometria óssea para pesquisa de osteopenia e osteoporose. |
ATIVIDADES FÍSICAS | |
Exercícios regulares de leve a moderada intensidade, contribuem para o aumento da massa óssea feminina, prevenindo a osteoporose, reduz os sintomas da TPM e mantém os níveis da pressão arterial e colesterol mais baixos. |
Compartilhe esse artigo com todas as mulheres que você conhece, essa informação é muito importante para todas nós.