Como manter a mente saudável no ambiente de trabalho

Problemas mentais como estresse, depressão, síndrome de burnout e ansiedade atingem pessoas de todos os sexos, gêneros, raças e classes sociais e é a terceira causa de afastamento do trabalho segundo levantamento da Previdência Social.
Entenda o que é a Síndrome de Burnout
Essa síndrome é totalmente e exclusivamente ligada ao trabalho e em 2019 a Organização Mundial da Saúde fez a inclusão dela no CID (Classificação Internacional de Doenças). Ela é ocasionada pelo estresse crônico no local de trabalho que não foi gerenciado com sucesso. Dentre os sintomas estão: sentimento de exaustão, perda de foco no trabalho, sentimentos de negativismo ou cinismo relacionados ao próprio trabalho e queda na produtividade.
Como se manter com a mente equilibrada no ambiente de trabalho
Combata situações de assédio, humilhação e pressões desnecessárias;
Seja sociável e colaborativo no trabalho;
Respeite seus tempos de pausa, não se apresse, isso é essencial para sua saúde mental;
Procure o profissional capacitado, caso tenha em seu ambiente organizacional, para ouvir e colaborar em situações difíceis tanto pessoalmente quanto profissionalmente.
Priorizar sua saúde emocional também é importante para sua carreira
Entenda que você tem um limite e nem sempre dará conta de tudo e de todos os prazos, por essa razão é importante que:
Organize suas tarefas por prioridades;
Delegue responsabilidades para que sua equipe colabore mais com você;
Aprenda a dizer não para evitar sobrecargas;
Não exceda seus limites por longos períodos;
Caso se exceda, tire um tempo maior para relaxar e descansar;
Faça exercícios de respiração para ajudar a se acalmar;
Cuide da sua alimentação;
Pratique exercícios no mínimo 3 vezes por semana;
Tenha um passatempo;
Consulte seu médico ao se sentir perturbado emocionalmente.
Conhece alguém que está precisando ser mais relaxado no trabalho? Compartilhe esse artigo com ele(a) e seus amigos!