Como turbinar seu cérebro!
Manter sua mente ativa nem sempre é tarefa fácil de ser feita. Por isso diversos especialistas falam o provérbio: “Corpo são, mente sã”, pois praticando exercícios o cérebro funciona melhor e consegue reter mais informações. Isso faz com que haja uma melhora na função cardiovascular e aumente o fluxo sanguineo no cérebro, promovendo a proliferação de neurônios e aumentando as conexões da região do hipocampo, responsável pela memória.
Já sabemos que com o passar dos anos há um declínio cognitivo, mas em pessoas que praticam atividade física já foi comprovado que esse risco de declínio cognitivo é reduzido em 38% se compararmos com as sedentárias.
Cuide da saúde do seu prato também
Alguns alimentos podem contribuir para a ativação da memória e o melhor cardápio é aquele que tem grande variedade de vegetais, alimentos ricos em ômega 3 e ômega 6 (atum, salmão e arenque além da linhaça), vitamina E (óleos vegetais e sementes) e ácido fólico (feijão e farinhas ricas nesse nutriente). A dieta mediterrânea tem surtido efeitos positivos para a saúde do cérebro. A idéia é reduzir os alimentos ultraprocessados(ricos em gordura, sódio e acúcar) e adicionar mais peixes, frutas, verduras, legumes, grãos integrais e gorduras boas e de preferência não saturadas (azeite, castanhas e nozes).
Dicas adicionais para ativação da memória
Tenha uma vida social ativa: Quem possui uma vida social ativa tem um desempenho cognitivo melhor, e na velhice é muito importante para que o idoso não se isole e evite sair de casa. É essencial estimular novas amizades e os compromissos.
Mantenha o bom humor: Apesar da rotina estressante, cheia de frustrações e preocupações o bom é lidar com bom humor e mais leveza as situações do dia-a-dia.
Quando puder, pare um pouco e relaxe: Importante é saber quando fazer uma pausa pois alto nível de estresse prolongado é tóxico para seu cérebro. Permita-se momentos de relaxamento para que parte de seu cérebro descanse.
Desafie seu cérebro: Aprenda sempre algo novo para estimular a flexibilidade do seu cérebro. Cursos de artes ou idiomas são ótimos para esta finalidade.
Durma melhor: Procure sempre dormir no mesmo horário e ao menos sete horas por noite para recuperar a energia e fortalecer a memória.